sábado, 15 de maio de 2010

A menina que roubava livros.

Sério, se eu não fosse tão viciada na saga Twilight, diria que o livro A menina que roubava livros é o melhor livro que eu já li. É do tipo de história que você não consegue parar na metade, porque quando você vê, você já passou. E fica querendo saber sempre mais, e fica imaginando o que vai acontecer com aquele judeu escondido no porão, ou com aquele menino que quer um beijo seu, ou mesmo com aquela mãe que vive lhe chamando de porca ou com o seu pai, que é o pai mais paciente e atencioso que eu ja conheci.

No livro, você encontra:
A morte - narradora
Liesel Meminger - a roubadora de livros

Hans Hubermann - o tipo de pai adotivo que você não encontra problemas para chamá-lo de pai
Rosa Hubermann - o tipo de mãe adotiva que você tem problemas no começo e depois, conhece ela melhor
Max Vandenburg - o judeu no porão e observador de céus
Rudy Steiner - o melhor e mais apaixonado amigo
Ilsa Hermann - mulher do prefeito e a melhor amiga, mesmo Liesel demorando para perceber isso
Frau Holtzapfel - uma mulher de mal-humor, que obriga  chama Liesel para ler em sua casa

Adolf Hitler - Führer
Frau' Diller - só mais uma grande seguidora de Adolf Hitler, dona de uma lonjinha

O livro lhe hipnotiza. Faz você achar a Morte a pessoa mais normal do mundo e não consegue mais ter tanto medo assim dela, uma grande adimiradora das cores. Faz você achar Liesel a menina mais forte e determinada de todas as outras que você conhece, faz você querer ter um pai ou melhor, um acordeão - leiam para entender - como Hans e faz você achar que não existiria mãe adotiva melhor do que Rosa para Liesel. Faz você querer ser amiga de alguém como Max e faz você se apaixonar por Rudy. Faz você querer conhecer algupem como Ilsa e fica imaginando como deve ser sua imensa biblioteca - eu imagino com uma prateleira enorme, de madeira escura, com livros de todas as cores e formas - e como devia ser o gosto de seus biscoitos dados a Liesel. Faz você ter pena no fim da história de Freu Holtzapfel, eu senti muita pena e não vou negar que em várias partes do livro, chorei. Não sei você, mas a história me fez odiar com todas as minhas forças Adolf Hitler e também não sei qual vai ser a reação de vocês, mas me deu muita vontade de dizer para Frau Diller um belo BEM FEITO por ter acreditado tanto no Führer e acabar igual a todos os outros. É um livro que recomendo sim e é do tipo de história que enquanto você lê, fica querendo saber o fim, mas quando acaba, fica querendo que houvesse mais história para ler. O tipo de livro que você não esquecerá jamais.
E a última frase, dita pela sábia morte, eu concordo plenamente.

Os humanos me assombram.

5 comentários:

  1. Cara já tive o prazer de ler esse livro!!
    Chorei muito quando eles morrem, me fez perceber que as vezes nós não damos valor nas pessoas que nos amam e a gente nem se toca qe eles podem ser tomados de nós facilmente.. Muito bom mesmo!!
    Bjos ;*

    ResponderExcluir
  2. esse livro é realmente INCRÍVEL. e é um dos meus favoritos. adoooooooooro histórias como a da Liesel. muito, muito, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. aaaaah...
    sabe, não sei pq mas sempre achei que ela fosse ficar com o max. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu ja li muitos livros de markus à clarice lispecto e concerteza esse foi o melhor

    ResponderExcluir
  5. o livro é maravilhoso - tem toda razão! é um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir

Já que ta aqui, aproveita e deixa tua marca aê =]